Thursday, April 17, 2014

Bagagens com rodinhas



Em uma longa conversa na estrada com uma amiga, ficamos questionando as nossas vivências e o que poderiamos ter feito ou refeito nelas. Depois, percebendo que agora já Elvis, chegamos mais uma vez a conclusão de que cada nossa bagagem é imprenscidivel nessa vida. A diferença é se colocamos rodinhas nelas, para poder carregar tudo com mais facilidade.

No campo da criação e do desenho, venho mesmo dizer que, se não fosse tudo o que eu vivi, não poderia colocar para fora na maneira em como desenho. Acho importante honrar o que vivemos, sendo experiências dificeis ou não. Como diz o Rei - 'se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi'.

Confesso que ato de desenhar é boa parte das minhas 'rodinhas nas bagagens'.
Coloco pra fora, tudo fica mais leve e claro.

E para vocês, quais são as rodinhas que vocês usam?



Monday, April 14, 2014

Livro/Zine "Por Acaso?"

























Um pouco de leveza diante dos planos que dão errado. Porque a vida sabe o que é melhor e o que achamos que é aleatório e frustrante pode nos ter livrado de roubadas maiores. Luda Lima e Roberta AR tentam transformar as portas na cara em lição em Por acaso?, pela Pingado-Prés.

São 30 páginas coloridas, com ilustrações minhas e texto da Roberta AR, mais poster encartado em papel camurça como sobrecapa, numa nova tiragem de 100 exemplares. (A primeira tiragem esgotou no seu lançamento na Feira Plana!).

E assim, em sintonia e em uma velocidade fluida, eu e Roberta demos luz a esse nosso primeiro zine/livro juntas. A intenção foi de fazer um zine, mas o resultado final ficou tão robusto e bacana, que tá mais para um bom livro mesmo. :-]  E quem deu força para criarmos essa publicação foi a Pingado Prés, nova editora independente formada pelas queridas Ivy Folha e Bianca Muto. 

Quem quiser adquirir o 'Por Acaso?', amanhã (terça-feira, dia 15/04) estaremos com eles na II Bienal do Livro de Brasília, no espaço da Feira de Gibis, das 18h as 22h. A Bienal acontece na Esplanada, entre o Museu Nacional e o Teatro Nacional. 

Quem não puder ir na Bienal, também estarei com o livrinho no PicNik, no feriado do dia 21 de abril agora. 
E também vamos participar do Encontro de Zines na Objeto Encontrado, no dia 26 de abril. 

Não faltam oportunidades agradáveis para vocês conhecerem o nosso "Por Acaso?" ! 





Friday, April 04, 2014

Livro Digital - ARJUNA, o Guerreiro Notável






Com um bocado de responsabilidade e orgulho, aqui apresento, mais uma vez, o ebook infanto-juvenil Arjuna, o Guerreiro Notável  - já havia anunciado no Facebook a respeito, e também os respectivos lançamentos ocorridos no Rio de Janeiro, São Paulo e em Brasília.

Arjuna é um dos personagens mais marcantes do épico hindu, o Bhagavadgita.
Esse é um dos livros mais importantes aos hinduistas, o que equivale a bíblia deles.

O livro digital foi idealizado pela renomada yogue Lygia Lima, que já deu aulas de yoga por todo Brasil e várias outras cidades pelo mundo, e percebeu que havia uma falta de conhecimento das pessoas com a cultura e história hindu. Ela sonhou em fazer com que o Bhagavadgita se tornasse uma leitura conhecida, e de maneira simples, divertida, principalmente para as crianças. E então, em contato com Gloria Arieira, que é uma grande pesquisadora da cultura védica no Brasil, o texto hindu foi adaptado para a leitura infanto-juvenil.

Lygia entrou em contato com a Selo Prólogo Editorial, uma editora independente, que também acreditava no potencial da adaptação hindu. Como eu já fiz outro trabalho com a  Prólogo, o Gaveta de Bolso, (que foi um sucesso) e também sou muito interessada na cultura hindu, não deu outra - viramos uma super parceria.
E ainda, para dar vida ao livro digital, animando e diagramando, temos o trabalho com a Lab 62.

E agora, você que tem um Ipad, confira o livro animado, com sons, mostre para os seus pequenos aqui.

Aqui um vídeo do meu priminho se divertindo com o livro:

video


Se você não tem Ipad, tudo bem: tem como ler o livro com as ilustrações pelo kindle, vendido na Amazon, aqui: http://www.amazon.com/dp/B00I31ZOGI . Infelizmente essa versão não tem animação e nem som que nem no Ipad, mas você já pode ter uma apreciada no texto e ilustrações.

Se não tiver o Kindle, existe um aplicativo chamado Kindle Amazon, que você pode baixar no Iphone, no Android. O aplicativo funciona como um leitor do arquivo, adaptado.

"Mas cadê o impresso???"...
Pois á minha gente, queriamos muito também. Mas fizemos o lançamento apenas em formato digital para aproveitar a nova tecnologia e ter um alcance maior do publico, já que fizemos em outras linguas além do português: em inglês e em espanhol.
Mas se você aí, pertencente a uma grande editora, gostou do ebook, estamos aqui de braços abertos para negociar. :-]

Temos um post a respeito no blog Quadrado Brasília.

E aqui a matéria no Correio Braziliense: