Wednesday, February 07, 2007

Oficina Orlando Pedroso


Este domingo conheci Orlando Pedroso, participando de uma oficina dele. Ela foi organizada pelo
"Ilustrando em Revista". O cara é um dos desenhistas mais simplistas e objetivos que já conheci. Possui sacadas para ilustrações com uma velocidade incrível e os desenhos ele faz com uma agilidade e rapidez de babar.

O Foco da oficina era apresentar algumas orientações e técnicas. Teve aquele exercício básico, o de pegar um assunto ou texto, e ilustrá-lo. No caso, o assunto "Existem corpos de piões de obra da torre de t.v de Brasília enterrados debaixo dela". -Façam em 15 minutos. 95% dos alunos desenhou algo óbvio, com a torre e algo a ver com cemitério, com lápides. Pelo menos cado um com sua linguagem e traços...O tio Orlando desenhou em 3 minutinhos um senhor barrigudo vendo t.v. e reclamando " -É por isso que essa T.V. só tem fantasma!".

Depois ele ensinou, desenhando na nossa frente, algumas técnicas. Aliás, são bem gostosas de se fazer. A primeira era com jornal. Eu aqui abusei na água, e o desenho virou praticamente aqueles testes de psiquiatria. Mostro o desenho se você estiver precisando de fazer esse teste. ;p

Abaixo estão os desenhos que fiz com tinta latéx e nanquim no papel pardo. Eles são grandões, tem 90 x 100 cm mais ou menos.



























Estes outros foram feitos para praticar com lápis carvão úmido e o sanguíneo, ambos finalizados com um toque de café, dos fortes. (sim, café molhando o desenho, eu não estava com sono não, estava era frenética!)


7 comments:

Felipe said...

Uhuu, issoaê! Orlando manda!!!

Aqui no Rio ele palestrou no IlustraBrasil! Muito foda o trabalho dele!

E vc mandou bem também!

Bêjim!

miguel_zin said...

Po, esse cara é fuderozo.
Gostei dos teus desenhos, depois tu me passa uns bizuus do curso?
narizin

miguel_zin said...

Grande Luda com o coração!
Não, isso é aquarela com pastel oleoso!
Mostra mais desenhos da ofcina!
narizin!!

Indigo said...

gostei dos desenhos. ainda tenho q fotografar os meus pra colocar no meu blog tambem.....

veja meu blog e comente!

Cassio

Indigo said...

é, sou eu mesmo, do DI.
Quanto ao q vc escreveu no meu blog, o Robotnik é do Sonic, mas é verade: no final do Sonic 2 tem um Robotnik gigante e pançudo. Desse eu realmente tinha esquecido!

Mário said...

O Orlando é foda mesmo. Vc tinha que ver as gravuras dele num expo aqui em sampa. Uma mais linda que a outra.
E teu trampo tá bem legal viu.

Rafiza said...

Oi, Luda. Tudo bom? Sou professora do Artefato... Escuta, quero te passar um trabalho para ilustrar cinco livros infantis. Topas? Call me: 8131 7729